Recomendações

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- Benefícios do Sol - Os portadores de Vitiligo devem dar preferência para os horários seguros de exposição solar, que acontecem antes das 10 horas da manhã e depois das 17 horas da tarde.

Estes horários são ideais para aproveitar todos os benefícios do sol para produção da vitamina D e estimular o corpo a promover a pigmentação.

​Deve-se observar a incidência maior de raios Ultra-violetas e passar o filtro solar na pele, quando necessário, 15 minutos antes de iniciar a exposição solar, caso venha a prolongar esta exposição fora dos horários do sol mais brando. A exposição exagerada ao sol deve ser evitada para que não ocorram malefícios, como insolação, desidratação ou câncer de pele. Os benefícios do sol ajudam a melhorar a saúde, tanto a nível físico como psicológico, e incluem:

 Fortalecimento dos ossos e articulações através do aumento de produção de vitamina D na pele;

 

Redução do risco de depressão, pois ajuda o cérebro a produzir mais serotonina, uma substância antidepressiva natural;

 

​ Aumento do bem-estar e relaxamento, já que a subida da temperatura relaxa os músculos e facilita a circulação sanguínea;

 

 Prevenção de câncer, principalmente no cólon, mama, próstata e ovários, pois reduz os efeitos da transformação das células;

 

​ Melhora da qualidade de sono, devido ao aumento de produção de melatonina pelo cérebro.

Alimentos de origem animal importantes na dieta de quem têm Vitiligo:  

 

 Bife de fígado de vaca grelhado  Leite de vaca pasteurizado    

 

 Óleo de peixe  Manteiga sem sal  Queijo Minas fresco

 

 Ovo cozido

​Alimentos de origem vegetal​

 

 Cenoura  Batata-doce assada  Manga  Espinafre cozido          

 

 Couve manteiga refogada  Mamão formosa  Tomate

 

Alimentos que devem ser Moderadamente consumidos:

 

​ Carne de Porco, principalmente as partes mais gordurosas;

 

 Frutos do Mar e Crustáceos;  Torresmo e Óleo de Soja;

 

 Frituras  Bebidas Alcoólicas  Peixes de Couro  Refrigerantes

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